domingo, 23 de junho de 2013

Quando te sentires triste - Flavio França

Quando te sentires triste
Quando te sentires triste, não permita que o medo se aposse de ti. Deixe que o desconhecido tome assento ao seu lado ou que passe rente ao seguir. Permita-o se apresentar e dizer porque veio, lhe diga seu nome e aperte sua mão sem receio.

Tente não sorrir forçado diante da solidão que todos temos, pois a tristeza não costuma ser dócil com os que desdenham de seu poder. Onde quer que se vá, ali estará ela pronta para percorrer os cantos escuros de uma mente temerosa.

Quando a tristeza bater à porta, abra-lhe largamente passagem e tente saber donde vem essa que a muitos toma de assalto. Deixe cada gota de lágrima banhar-lhe a face ansiosa pelo riso que teima em não vir. Entenda a raiz daquilo de que tens pavor e verás um amigo por trás da sombra fria. Saberás que mesmo Cristo ficou aflito e chorou, sem, contudo, pedir ao pai um remédio que lhe entorpecesse a mente lúcida.

Observe ao redor de tudo onde há gente e procure aquele ao qual a angústia nunca visitou. São sentimentos humanamente comuns e nos transportam para uma dimensão cujo ingresso não se daria de outra forma. Os mais belos Salmos foram inspirados em momentos de agonia e dor, assim como os grandes poetas tiraram da amargura de alma a inspiração para seus versos eternos.

Nem a tristeza nem o riso são onipresentes, figuram como força transitória que carecem de equilíbrio. Antes de tudo, peça compreensão e perseverança frente ao desconhecido. Tampouco fuja do frio, antes, aqueça seu espírito com ânimo e escute a voz que emana do íntimo. Reflita nos clamores emitidos pela ânsia de viver.

Pense na chuva que cai para regar a terra e encher os rios. Sinta o vento que sopra seu rosto trazendo o aroma de um dia por nascer. Admire uma árvore, um bicho, uma estrela, a água, a areia, a vida que esvai-se como poeira.

Sorria, nem que seja por nada. Ouça uma boa música e depois desligue tudo que impede um dialogo com o medo. Medite na sabedoria da criação, na força do trabalho em conjunto, na beleza dos momentos ainda por vir e espere...

Espere em Deus, prepare-se para a vida e siga seu caminho.

Flávio França
Créditos da foto: 1000imagens.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário